Mais dicas para você usar bem Twitter


Segredo é usar a rede social para ouvir o que os clientes e parceiros têm a dizer e construir um relacionamento com eles.

Imagine uma ferramenta de trabalho que permite transmitir informação através de toda a companhia, participar de discussões sobre como as pessoas estão usando seus produtos e saber o que elas pensam a respeito deles? Bem, essa ferramenta se chama Twitter e, apesar de muita gente usá-la no âmbito pessoal, ela também pode ser usada para criar um fluxo de informação com utilidade corporativa.

A idéia aqui é não é criar uma conta no Twitter e sair disparando notícias sobre sua empresa. Na verdade, isso pode trazer problemas. Em vez disso, vá devagar e use a ferramenta para criar uma comunidade com clientes, fornecedores e os funcionários da companhia. Melhor ainda: crie uma estratégia antes de usar o Twitter como uma ferramenta para os negócios.

Para ajudar você montar uma estratégia, nós conversamos com dois dos principais especialistas em termos de Twitter – Laura Fitton, da Pistachio Consulting, e Robert Scoble, da FastCompany.TV. Laura tem mais de 7 mil seguidores e nos últimos anos vem ajudando empresas a desenvolverem estratégias em redes sociais. Scoble, por sua vez, é um dos grandes entusiastas do serviço e tem mais de 40 mil seguidores.



Eles trazem cinco dicas do que deve ou não ser feito no Twitter. Veja abaixo:

1) Defina um objetivo
Quais são seus objetivos no Twitter? Falar com pessoas influentes em sua área? Ou comunicar sobre o lançamento de produtos. Isso tudo vai definir as pessoas que devem fazer parte de sua rede. Mais importante: você deve criar um personagem que vai representar sua empresa no mundo virtual. Tentar ser várias coisas ao mesmo tempo pode passar uma imagem falsa.

É por isso que Robert Scoble sugere a criação de “uma conta diferente para diferentes objetivos”. “Use uma conta para distribuir notícias, outra para responder aos consumidores e vá criando outras contas de acordo com suas necessidades.”

2) Siga as pessoas certas
Tanto Laura Fitton quanto Robert Scoble afirmam que, para usar o Twitter efetivamente, é preciso escutar mais do que falar. “As empresas precisam ler as mensagens”, disse Scoble. Por isso é importante procurar pessoas que falem sobre sua companhia ou sobre o mercado em que ela está inserido. Também é importante acompanhar as conversas, antes de começar a dar palpites.

Seguir clientes, fornecedores, colegas e pessoas reconhecidas em sua área não mostra apenas que você está disposto a ouvir – também é um sinal de vale a pena seguir sua identidade no Twitter. Além disso, é possível trocar mensagens diretamente com as pessoas envolvidas, o que ajuda a expandir seu relacionamento e o da empresa.

3) Seja interessante
Além de ouvir seus clientes e parceiros, é preciso usar a ferramenta para enviar mensagens que sejam interessantes, sejam elas notícias sobre sua empresa, dicas sobre como usar seus produtos e até mesmo uma informação divertida. Os usuários do serviço são muito sensíveis a tentativas de manipulação e mensagens parecidas com propagandas são descartadas rapidamente. Mostrar interesse nas atividades dos usuários também é uma forma de ser relevante dentro da rede social.

4) Não fique dentro do Twitter
Uma das coisas que torna a rede social relevante é a possibilidade de interação. “Acho que a questão que o Twitter realmente pergunta às pessoas é: ‘O que nós temos em comum?’”, disse Laura. Por isso mesmo, as conversas que começam via pequenas mensagens podem se transformar em posts em blogs, álbuns no Flickr e vídeos no Youtube, afirma a consultora. Dessa maneira, as pessoas mostram o que têm em comum e acabam criando laços mais fortes.

5) Use as ferramentas certas
A interface do Twitter pode ser um pouco confusa e não se encaixar em algumas tarefas. Felizmente, uma ampla variedade de ferramentas alternativas para o Twitter foi desenvolvida para quase todas as plataformas. Algumas simplesmente facilitam a realização de tarefas simples como enviar mensagens diretamente, linkar automaticamente a buscas por palavras-chave e ativar ou desativar posts.

Em sua mesa
Tanto Scoble como Fitton concordam que a função embutida de buscas do Twitter é a ferramenta mais importante do microblogging. Usando as opções de busca avançada é possível encontrar tweets com palavras específicas ou frases, escritas por determinados usuários ou em datas específicas. O usuário pode até mesmo assinar qualquer filtro de buscas por RSS.

O programa para desktop TweetDeck vai um passo adiante e permite que o usuário faça múltiplas buscas que são atualizadas em tempo real conforme as palavras-chave forem adicionadas no Twitter. A ferramenta também permite acesso direto a mensagens e respostas do usuário, assim como outra ferramenta popular para desktop chamada Twhirl.

Rodando no Adobe AIR, o TweetDeck e o Twhirl são compatíveis com Mac e Windows. Ambos são alternativas poderosas para o site do Twitter, embora alguns usuários, incluindo Fitton, prefiram usar a home Page do Twitter.

Há uma série de extensões do Firefox que permitem que o usuário interaja com o Twitter diretamente de seu browser. Por exemplo, se você vir um web site que deseja compartilhar com seus seguidores, o Shareaholic permite que você o faça em um clique. E o TwitBin coloca o Twitter em sua barra do browser para que ele esteja sempre ao seu alcance.

Outra ferramenta que vale citar é o FriendFeed, um serviço que permite consolidar atualizações de mais de 40 mídias e redes sociais, incluindo Twitter, Digg, YouTube, Facebook, LinkedIn, D

Imagine uma ferramenta de trabalho que permite transmitir informação através de toda a companhia, participar de discussões sobre como as pessoas estão usando seus produtos e saber o que elas pensam a respeito deles? Bem, essa ferramenta se chama Twitter e, apesar de muita gente usá-la no âmbito pessoal, ela também pode ser usada para criar um fluxo de informação com utilidade corporativa.

A idéia aqui é não é criar uma conta no Twitter e sair disparando notícias sobre sua empresa. Na verdade, isso pode trazer problemas. Em vez disso, vá devagar e use a ferramenta para criar uma comunidade com clientes, fornecedores e os funcionários da companhia. Melhor ainda: crie uma estratégia antes de usar o Twitter como uma ferramenta para os negócios.

Para ajudar você montar uma estratégia, nós conversamos com dois dos principais especialistas em termos de Twitter – Laura Fitton, da Pistachio Consulting, e Robert Scoble, da FastCompany.TV. Laura tem mais de 7 mil seguidores e nos últimos anos vem ajudando empresas a desenvolverem estratégias em redes sociais. Scoble, por sua vez, é um dos grandes entusiastas do serviço e tem mais de 40 mil seguidores.


elicious e Flickr – e criar discussões.

Twitter para viagem
Finalmente, é possível levar consigo seu Twitter mesmo longe de seu computador usando uma série de ferramentas para smartphones. Há uma dúzia de aplicativos do microblogging para iPhone, mas o que chama mais atenção – e é o favorito de Scoble – é o Twinkle, que inclui uma função de localização para identificar usuários mais próximos. Ele está disponível na App Store.

No BlackBerry, o TwitterBerry é o delivery do Twitter. Os fãs do Twitter também recomendam o TinyTwitter para Windows Mobile e celulares que rodam em Java (incluindo o BlackBerry), além do MoTwit para o Treo.


Fonte: IDNOW


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