Dicas de segurança em redes sociais - Twitter

A aumento doas ataques às redes sociais pede que os usuários comecem a se proteger mais em ambientes populares como Facebook, Twitter e MySpace.

Steve Webb, especialista de segurança da Purewire, afirma que esses são os ambientes mais favoráveis para a atuação de criminosos virtuais. “Esses sites recebem muito tráfego e, por causa disso, são os que atraem mais atenção da mídia. Com isso eles se transformam nos alvos preferidos de ladrões de identidade e afins”, diz.


Ele sugere as seguintes dicas de segurança para os internautas:

Não use “senha” como sua senha

Senhas consideradas fáceis de lembrar parecem bem práticas, mas não são nada seguras. Palavras simples, datas e nome de parentes ou interesses amorosos estão fora de questão. Procure formular uma senha que contenha oito caracteres e inclua números e caracteres especiais. Além disso, é bom que ela contenha letras maiúsculas.

Uma boa dica é montar uma frase e utilizar a primeira letra de cada palavra. Por exemplo:

“Procuro analistas de segurança com mais de 30 anos”

Essa sentença pode gerar a seguinte senha: Pasm3a. Em seguida, basta inserir um caractere especial em qualquer posição e você já tem uma senha mais segura. Só não esqueça a frase original.

Não use a mesma senha em vários sites

Pode parecer chato, mas utilizar a mesma senha para diversos serviços não é recomendável. Pense apenas no que pode acontecer se alguém descobri-la. Todas as contas em outros sites estarão comprometidas.

Cuidado ao fornecer seus dados de login

Alguns serviços vão pedir deus dados. No Twitter, por exemplo, vários add-nos para navegadores perguntam senha e nome de usuário. É muito importante que você tenha certeza absoluta de que o site é oficial. Em caso de dúvida, evite utilizar o serviço.

Não clique

Twitter, Facebook, MySpace e diversas redes foram vítimas de mensagens espalhando malware e cavalos-de-tróia. Tome cuidado ao clicar mesmo em links enviados pelos seus contatos. Se for possível, pergunte a eles entres de acessar qualquer coisa. Talvez eles não saibam que estão infectados.

Verifique a reputação das pessoas

Analisar usuários que enviam pedidos de conexão deve ser uma prática constante. Alguns usuários encaram a rede social como uma competição para ver quem consegue mais amigos ou seguidores. Eles ignoram o perigo de adicionar spammers e outros disseminadores de pragas virtuais.


[FONTE]


Gostou? Então assine:
Assine nosso RSS Assine nosso RSS via e-mail ou Siga-me no Siga-me no Twitter Ou Re-Tweet :





Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo
Twitter Facebook Twitter

0 comentários: