Boas idéias e dedicação é o segredo de Sucesso no Twitter

A popularidade no Twitter está relacionada a diferentes fatores. Um, óbvio, é o interesse que determinadas personalidades provocam entre o público jovem – caso de Mano Menezes e de toda a turma do “CQC”. Outro, é o interesse, a graça e a pertinência dos comentários que você coloca na rede – quanto mais gente se interessar pelo que você escreve, mais a sua mensagem será difundida (“retwittada”) e mais seguidores você terá.

Se você não é tão famoso e quer conquistar prestígio na rede, a primeira missão é ter boas idéias ou boas sugestões para colocar no Twitter. E, em segundo lugar, é preciso dedicar tempo à rede – seja para colocar comentários, seja para responder a indagações de leitores, seja para interferir em debates que estão acontecendo.

Alguns assuntos interessam mais que outros – percebi nessas minhas 17 horas de dedicação. Quando falei sobre os problemas que estava tendo para atualizar o próprio Twitter, recebi quase 20 mensagens com sugestões, dicas e relatos de pessoas que estavam enfrentando o mesmo problema.

Mas, quando escrevi “Paulo Vinicius Coelho me disse ontem que @PVCoelho é falso”, não obtive uma única resposta ou comentário. Um pouco mais de recepção teve outro comentário matinal: “Leitura do dia: ‘Por que não desisto – Futebol, dinheiro e política’, de Juca Kfouri, lançado ontem em São Paulo”. @Tockaos respondeu com uma ironia: “Marvel, the rise of imperfects - acho que ela não conseguiria UHAUHAHHAA”. Trata-se do título de um game para Playstation, em que heróis da Marvel lutam contra os Imperfects, um poderoso grupo de inimigos (tive que ir ao Google para entender a mensagem).

Assuntos ligados a jornalismo também provocam muitas reações – uma evidência do grande número de jornalistas e estudantes de jornalismo que já adotou o Twitter como ferramenta de comunicação, tanto para trabalho, quanto para lazer. Há muitas sugestões de leituras sobre a crise da imprensa e estudos sobre as novas mídias.

O universo da cultura pop – o que inclui música, games, gadgets com tecnologia de ponta, cinema etc – também gera muito movimento na rede. Igualmente, o mundo das celebridades e da televisão. Um perfil, @AddisonMontg, publica periodicamente índices de audiência do Ibope online, enquanto os programas estão sendo exibidos ou logo que terminaram. Os mais diferentes artistas estão no Twitter, bem como todos os jornalistas de celebridades e fofocas de tevê – o que faz da rede uma divertida confusão.


Fonte: Mauricio Stycer, repórter especial do iG


Gostou? Então assine:
Assine nosso RSS Assine nosso RSS via e-mail ou Siga-me no Siga-me no Twitter Ou Re-Tweet :





Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo
Twitter Facebook Twitter

0 comentários: