O Twitter já faz parte do mercado de trabalho

Que as redes sociais virtuais chegaram aos computadores brasileiros para ficar não há dúvidas. Depois do Orkut, agora é a vez do Twitter chacoalhar o mercado de trabalho como mais uma ferramenta para profissionais e avaliadores nas mais variadas oportunidades.

Twitter, na tradução literal do inglês, significa gorjeio, em outras palavras, pio. É exatamente essa a função da rede. Após cadastro, os usuários fazem suas redes de contatos e soltam os chamados "pios" ao longo do dia, que nada mais são que comentários curtos, de até 150 caracteres, sobre determinado assunto ou até mesmo sobre o próprio dia a dia.

Não só como uma oportunidade de mostrar as suas ideias, a ferramenta tem se mostrado muito interessante para a procura de oportunidades no mercado de trabalho. Quem acessa à rede já conta com diversos twitters que disponibilizam vagas.

Apesar de já conhecer a inclinação natural dos brasileiros à utilização de ferramentas virtuais, Renato Grinbaum, diretor-geral do portal Trabalhando.com.br se diz surpreso com o resultado da criação de um perfil de sua empresa no Twitter. "Estamos com ele no ar há três semanas e já temos quase 800 seguidores", comenta. "Tínhamos uma ideia que sabíamos que faria sentido, mas não imaginávamos que fosse fazer tanto sucesso assim."

Faz sentido pela praticidade que o dispositivo oferece. Basta seguir o perfil para que o usuário receba, automaticamente, todas as atualizações dos seguidos na sua tela de entrada. No caso do Trabalhando.com.br, o candidato não procura mais as vagas e sim as oportunidades chegam até os pretendentes.

No entanto, o uso da ferramenta ainda precisa amadurecer bastante para que seja usada em larga escala como fonte de profissionais para vagas promissoras. "Acredito que é uma questão de tempo e, em breve, descobriremos bons profissionais pelas ideias apontadas no Twitter", afirma Grinbaum.

Renato Waberski, consultor de carreiras da Thomas Case Associados, empresa de posicionamento e aconselhamento profissional, não vê a ferramenta com o mesmo otimismo. "O propósito de reunir pessoas em torno de interesses específicos é muito saudável, mas creio que esta ferramenta levará bastante tempo até que se consolide como mecanismo de busca de profissionais."

Para ele, atualmente já é possível estabelecer boas redes de contato sobre o mercado de trabalho por intermédio de sites como Plaxo e o LinkedIn. Ainda assim, deve haver cuidado com o que for postado no Twitter. "Da mesma forma que avaliadores encontram seus candidatos no Orkut para olhar suas características pessoais, o Twitter também é usado para isso."

Fonte:
Bárbara Ladeia Diário do Grande ABC


Gostou? Então assine:
Assine nosso RSS Assine nosso RSS via e-mail ou Siga-me no Siga-me no Twitter Ou Re-Tweet :





Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo
Twitter Facebook Twitter

0 comentários: