Dicas do um designer brasileiro do Twitter

As dicas do designer brasileiro do Twitter
VITOR LOURENÇO ESTEVE EM PORTO ALEGRE PARA FALAR SOBRE O MICROBLOG


De design, Vitor Lourenço entende. O paulista de 21 anos mora em San Francisco (EUA), onde trabalha no Twitter. É um dos responsáveis pelo layout do microblog que virou mania online.

Antes, havia atuado na Globo.com e no Yahoo!, onde participou do desenvolvimento do Meme, uma plataforma para publicação de conteúdo multimídia. O jovem chegou a ser considerado uma “estrela precoce do design” pelo ReadWriteWeb e chamou a atenção de Evan Williams, co-fundador do Twitter, ao ter criado o mashup FoodFeed (foodfeed.us), que filtra tweets sobre comidas. Williams visitou seu portifólio online e entrou em contato.

Na semana passada, Lourenço esteve em Porto Alegre, no REDTalk, palestra promovido pela RED, empresa de consultoria e desenvolvimento de soluções em experiência de uso para ambientes interativos. Ao público, falou como os usuários do Twitter ajudam no seu trabalho:

– A gente tem um exército de pessoas pensando o nosso produto e compartilhando essa opinião em tempo real. Se a gente tem uma ideia (de um novo recurso), faz uma pesquisa no Twitter e vê o que as pessoas estão dizendo sobre o assunto.

Há mais de 11 mil aplicações desenvolvidas por terceiros a partir da plataforma, calcula Lourenço, ressaltando que isso também tem servido como aprendizado.

– Cada aplicação tem liberdade de criar a interface e o design que quiser. O legal é que a gente consegue aprender muito com isso – conta o designer.

A pedido de ZH Digital, Lourenço deu dicas para um design bacana.

FOCO NO CONTEÚDO

“Design legal é o que oferece uma experiência de uso que faça o internauta voltar ao endereço. Em um blog, a principal experiência é o conteúdo, então é preciso que o design favoreça isso. Se o foco da página é texto, tem que ter uma tipografia legal. Se terá imagens, ofereça em um bom tamanho, não em miniaturas. O Orkut não é lembrado pelo seu design, pela sua qualidade de uso, mas pelas pessoas que estão lá. Mesmo que a interface seja um pouco difícil de usar, as pessoas vão passar por essa barreira porque tem uma motivação grande, que é encontrar um amigo. O design agradável pode favorecer, mas você não vai ficar muito tempo lá se não tiver uma motivação.”

A PERFOMANCE DO SITE

“O principal do design é fazer com que o usuário cumpra seus objetivos de forma rápida e eficaz. Mas não adianta pensar só em termos estéticos, colocando coisas que não são cruciais, se a página demora para carregar. No Twitter, a gente quer explorar meios comerciais que sejam mais criativos. Não descartamos a hipótese de ter banners, links, mas queremos um modelo comercial que não afete a experiência de uso. É fundamental para o sucesso do Twitter: ser rápido e eficaz.”

CONSISTÊNCIA E PRATICIDADE

“A cultura ocidental está interessada em ver coisas limpas, fáceis de compreender, simétricas. No Oriente, não é assim: estão acostumados a muita informação ao mesmo tempo. Então, depende de quem vai consumir. Também há ambientes que permitem customização, como páginas do MySpace, mas não no Facebook. Se entro no perfil de alguém para mandar uma mensagem, faço o mesmo caminho quando for mandar uma mensagem para outra pessoa, porque basta aprender uma vez. É um design que privilegia a consistência. No Twitter, a gente permite um nível de customização que é mudar a imagem do fundo, mas as pessoas não conseguem mover os elementos da página de lugar.”

Fonte : http://zerohora.clicrbs.com.br


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