O Twitter para empresas - Dicas


Saber que os consumidores acreditam mais no boca-a-boca e em opiniões postadas na internet já pode ser um passo para compreender as possíveis vantagens do Twitter. Isso porque a rede social se tornou, entre janeiro e abril de 2009, o segundo serviço mais utilizado para divulgação de depoimentos sobre marcas e produtos na web, de acordo com pesquisa da empresa de monitoração do boca-a-boca on-line e-life, divulgada no final de junho deste ano.


O Orkut continua no topo do ranking (45,9%), quase o dobro do Twitter, com 23%. Mas o que deve ser levado em consideração é que em 2008 apenas 3,8% dos internautas utilizavam essa nova plataforma para citar marcas. Ou seja: é preciso prestar atenção em uma ferramenta que já foi acessada por cerca de 5 milhões de brasileiros em junho de 2009 e ganha cada vez mais força no mundo todo.

A e.life destacou que a Microsoft foi a marca mais citada no Twitter, enquanto o Brand Republic, site britânico especializado em comunicações, apontou que, em maio deste ano, a líder de softwares caiu para a sétima posição, deixando o topo da lista para a Starbucks. Aliás, das cem empresas mais lembradas, está no Twitter.

O que é o Twitter?

Muitos chamam de microblog, mas, convenhamos: se existe uma definição vaga para definir o serviço, é essa. Os blogueiros do Twitter Brasil, blog oficial da rede social, preferem defini-lo como um bar. Sim, o Twitter é como se fosse um bar, uma rede de relacionamentos em que você troca informações relevantes ou interessantes, nas quais cada mensagem dispõe de um limite de 140 caracteres. Um dos motivos do sucesso é a vantagem de ler diversas informações de seu interesse de forma curta e rápida e, o melhor, em tempo real.

Se, por exemplo, você considera que o Empreendedores, blog da Caixa, oferece informações úteis, o que tem a fazer é começar a acompanhar as mensagens que publicamos no serviço. Ou seja, você passará a ser o nosso seguidor (follower). Para isso, basta se cadastrar no Twitter e digitar: www.twitter.com/blogdacaixa. Pronto! Você nos achou. Clique em “follow” e passe a conferir o que temos de interessante a lhe dizer.

Follow

Por isso, não adianta ficar fazendo propaganda, sem oferecer conteúdo de qualidade. Caso você caia nessa armadilha, os seus seguidores podem deixar de segui-lo (unfollow). Na sua página do Twitter você irá receber notícia de todos os usuários que optou por seguir. No caso de Twitter “corporativo” seria interessante buscar clientes potenciais ou empresas relacionadas. Todas as suas mensagens estarão disponíveis nas páginas dos seus seguidores. Mas entenda que a ferramenta não funciona como o Orkut.
Visualização do que você escreve aos seus seguidores

Mensagens enviadas aos seus seguidores

Para um usuário seguir você, não é necessário segui-lo também. Às vezes suas mensagens podem ser interessantes a ele, mas as dele podem não ser interessantes a você. Ainda há a opção de bloquear usuários ou enviar mensagens diretas. Basta digitar DM “@” + “nome do usuário” ou clicar no link “Direct Messages”. Essas mensagens são privadas. Esse recurso pode ser utilizado para atender dúvidas específicas de clientes, reclamações ou agradecer por sugestões.

O blog do Twitter Brasil desenvolveu um dicionário da ferramenta, para que os novos usuários (e até os mais antigos) não se percam diante de tantos nomes.

Empresas no Twitter: etiqueta e vantagens

A revista PCWorld chama a atenção para o estudo do instituto Forrester Research, que aponta que o Twitter concentra maior número de usuários entre 35 e 49 anos – correspondendo a 42% do público. O grupo de internautas entre 25 e 34 anos representa 20% dos usuários do serviço. Ou seja, trata-se de uma audiência qualificada e com poder de decisão nas famílias. A publicação também apontou os quatro vetores mais importantes para empresas que querem adentrar na rede social: pessoas, objetivos, estratégia e tecnologia.

- Pessoas: Tente entender como elas utilizam a rede. Faça pesquisa de mercado.

- Objetivos: Reforce a marca, promova ações de relações públicas e alternativas para canal de serviço ao consumidor.

- Estratégia: Planeje a relação com os consumidores e o impacto que isso terá nos processos da organização.

- Tecnologia: Busque por ferramentas (existem muitas gratuitas) para monitorar a conta.

As vantagens são valiosas: mais inteligência do marketing, proximidade com o consumidor, estímulo aos clientes e reforço nas vendas.

Fábio Seixas, criador do @camiseteria, um dos Twitter corporativos com mais credibilidade e seguidores, também oferece algumas dicas para as empresas:

- Entre devagar e entenda como a ferramenta funciona
- Não siga muitos usuários com a intenção de que eles o sigam
- Interaja sempre
- Procure seguir quem segue você
- Publique conteúdo de qualidade
- Faça atendimento ao cliente e promoções

Fonte: http://www.blogdosempreendedores.com.br


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